Sobre a reunião do DNA, PMI X Scrum, e podcast

Antes de postar o próximo post do ABC App eu quero comentar sobre dois acontecimentos.

Dia 26 de setembro aconteceu mais uma reunião do grupo DNA (.NetArchitects), o tema foi PMI X Scrum. O objetivo era fazer uma mesa redonda em que cada um dos lados tivesse defensores em que apresentassem a sua defesa pelo uso de um ou do outro. Infelizmente,  do lado do PMI nossos convidados não apareceram, o nosso grupo DNA, é praticamente 100% a favor do Scrum, então dois se ofereceram para defender a visão do PMI:  André Dias (http://blogs.msdn.com/andredias/, siga @andrediasbr) e Victor Cavalcanti (http://www.cavalcante.net, siga @vcavalcante), do lado do Scrum ficou o Giovanni Bassi (http://unplugged.giggio.net, siga @giovannibassi).
Fora a frustração evidente do André e do Victor, de ter que defender o PMI o papo foi muito legal. O que tirei da conversa:

  • O PMI é velho! Hoje estamos cada vez mais dinâmicos, aplicações são escritas por pessoas que não são desenvolvedores em suas horas vagas, arrancando pedaços de participação de mercado de empresas, e por conta disso,  precisamos de mais velocidade; então por quê continuar com algo que é lento? Onde precisamos de controle vamos controlar, onde não precisamos de controle não vamos controlar! (do manifesto ágil: Individuals and interactions over processes and tools)
  • Se precisamos cada vez mais de velocidade , é por que precisamos de software pronto o mais rápido possível, tanto para atender uma demanda de mercado, como uma mudança de negócio de uma empresa; então por quê perder tempo com o que não é essencial? Com o que não vai trazer ROI? Vamos entregar! (do manifesto ágil: Working software over comprehensive documentation)
  • Se precisamos de software rápido e funcionando, precisamos de pessoas capacitadas, treinadas, focadas, interessadas para desenvolver. Então por quê não valorizamos esses profissionais? Por quê esprememos deles coisas inúteis como cumprimento de horário, vestuário, entre outras coisas? Vamos deixar as pessoas trabalharem confortavelmente, vamos investir nos bons profissionais, vamos recompensar quem traz ganhos para a empresa! (do manifesto ágil: Individuals and interactions over processes and tools)
  • Para isso tudo acontecer precisamos ser dinâmicos, não nos fechar, não entrarmos em uma bolha, tratar funcionários e clientes como parceiros; Por quê então tornamos eles nossos inimigos? Vamos construir pontes, ao invés de derrubá-las! (do manifesto ágil: Responding to change over following a plan)

Scrum é isso, nada mais que isso, o que falta aí é documento Product Backlog e as cerimônias de planejamento, reunião diária, e de finalização do Sprint. Precisamos mais do que isso para entregar um software? Não precisamos escrever extensos documentos que nunca serão lidos, não precisamos ficar montando cronogramas de coisas que não podemos prever, não precisamos ter alguém para mandar, só precisamos deixar que foi contratado para fazer o trabalho… trabalhar!

Quem quiser saber o que rolou na reunião veja pelo link do livemeeting, o André Dias também fez um post muito legal, tem até uma colagem de uma conversa com o @RenatoFerracini que rolou no twitter.

O outro assunto é sobre o mais novo episódio do podcast do .NetArchitects , que falamos sobre a profissão de Arquiteto, o assunto foi muito legal e vamos voltar a falar sobre ele com certeza! Assine o feed, ouça e comente!

Ainda essa semana sai o próximo post…

7 respostas para “Sobre a reunião do DNA, PMI X Scrum, e podcast”

  1. Fala Emmanuel!

    Agora sem pretensões de ganhar o convite 😛 queria comentar que foram bem legais suas iniciativas de comentar sobre a última reunião do DNA, promovendo assim o grupo e sobre a sua promoção do GW. Hehe

    Digo isso porque queria perguntar se tu sabe se vai rolar um “round 2” da discussão, agora com reais defensores do PMI.

    O “round 1” foi muito produtivo. Ah, também não vejo a hora de ver o grupo falando sobre aquele post que saiu no iMasters 🙂

    []’s

  2. Meus amigos, estou fazendo uma Pós em Gestão de Projetos na Fundação Vanzolini, e escolhi o tema “SCRUM x PMI” para meu trabalho de conclusão de curso (TCC). Sou certificado SCRUM, mas vejo com bons olhos o PMBoK e até utilizo algumas boas práticas. Meu trabalho terá um cunho mais de complementação do que um confronto entre os dois modelos. Gostaria de saber se algum tem material sobre esse tema, ou seja, alguma coisa na linha, “A Visão do PMI sobre o SCRUM”.

    abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *